Logo

Queratoses Actínicas


O que são as Queratoses Actínicas?
Também conhecidas como Queratose Solar ou Ceratose Actínica, são áreas de pele danificada pelo sol encontradas principalmente em áreas expostas do corpo, como a face, couro cabeludo (em pacientes calvos), orelhas, dorso de mãos, antebraços e pernas. Também podem acometer os lábios, quando recebem o nome de queilite actínica.

Quais são os sintomas das Queratoses Actínicas?
Normalmente surgem como pequenas lesões àsperas, descamativas, com fundo avermelhado. É comum não produzirem sintomas como dor ou coceira, muitas vezes passando-se despercebidas pelo paciente.
Nos lábios, a queilite actínica pode surgir como lesões esbranquiçadas, avermelhadas ou sob a forma de feridas, geralmente em lábio inferior.

 

Importância das Queratoses Actínicas e Queilites Actínicas
Tanto as queratoses actínicas quanto as queilites actínicas são consideradas lesões pré-cancerígenas. Isso significa que uma parte destas lesões pode evoluir, ao longo dos anos, para câncer de pele (do tipo carcinoma espinocelular) caso não sejam tratadas.

Como é feito o diagnóstico da Queratose Actínica?
O diagnóstico é clínico, sem a necessidade de exames. Entretanto, para lesões de lábio ou ainda lesões que possuam a suspeita de câncer de pele, o procedimento de biópsia pode ser necessário. Tal procedimento é realizado sob anestesia local, e trata-se da remoção de um pequeno fragmento de pele para que seja feita sua análise sob microscópio (exame anátomopatológico).

A Queratose Actínica pode ser curada?
Sim, mas outras lesões semelhantes podem se desenvolver na pele vizinha com o tempo. Por isso, é importante que o paciente mantenha o seguimento clínico.

Como é realizado o tratamento da Queratose Actínica?
Os tratamentos para queratose actínica variam de acordo com cada tipo de lesão de particularidades do paciente. As opções terapêuticas incluem:

  • Crioterapia com nitrogênio líquido: é uma técnica onde realiza-se o congelamento da lesão em consultório. Após o procedimento, é comum a formação de vermelhidão e possivelmente uma bolha no local da aplicação, que cicatriza em torno de 7 a 14 dias.


foto 5

  • Eletrocauterização: procedimento também realizado em consultório, sob anestesia local, utiliza equipamento de alta frequência (eletrocirúrgico) para tratamento das queratoses actínicas.


foto 6

  • Tratamentos Tópicos (cremes): De acordo com o caso, podem ser utilizados cremes a base de 5-fluoracil, imiquimod, diclofenaco e mebutato de ingenol, para tratamento domiciliar e/ou supervisionado pelo médico.
  • Terapia Fotodinâmica: também é considerado um tratamento tópico, mas aqui, emprega-se o uso de luz sobre o local a ser tratado, com o objetivo de obter o efeito terapêutico desejado.