Logo

Mapeamento Corporal Total


Consiste na captura de imagens de toda a superfície corporal do paciente. Tais imagens permitirão a identificação do surgimento de novas lesões ao longo dos anos, assim como a marcação das lesões que necessitem uma avaliação rigorosa (dermatoscopia digital). Esta etapa do exame permite um acompanhamento de todas as lesões/pintas (nevos) e áreas corporais do paciente.

1_doencas_08

Dermatoscopia Digital
Após a identificação e marcação das lesões, é realizada a dermatoscopia digital. A dermatoscopia digital permite a aquisição de imagens em alta resolução, com aumentos de 20 a 70 vezes, para uma avaliação criteriosa e busca por quaisquer indícios de malignidade. A avaliação dermatoscópica permite um grande aumento na acurácia e na precocidade diagnóstica do melanoma e outros cânceres de pele quando comparada à avaliação a olho nu.

Exame de Seguimento
A combinação do mapeamento corporal total com a dermatoscopia digital viabiliza a elaboração de um “banco de dados” das pintas e outras lesões do paciente. É importante que sejam realizados novos exames periodicamente para o acompanhamento dessas lesões ao longo dos anos, o que possibilita a identificação de mudanças discretas que possam facilitar a detecção precoce de um câncer de pele. Atualmente, o mapeamento corporal combinado à dermatoscopia digital é o método que permite o diagnóstico mais precoce possível do melanoma, possibilitando muitas vezes a identificação do câncer antes mesmo que critérios específicos da doença tenham surgido (apenas através do seguimento do comportamento das lesões ao longo do tempo).

Principais Indicações
– Pacientes que já tiveram melanoma (e outros cânceres de pele)
– Histórico familiar de câncer de pele (principalmente melanoma)
– Histórico de nevos displásicos/atípicos
– Múltiplos nevos (pintas).

Equipamento Utilizado
Fotofinder® HD (Alemanha)

4_doencas_08