Logo

Fotoproteção – O uso dos protetores solares

Fotoproteção

A fotoproteção tem sido empregada como política de saúde pública em alguns países, uma vez que o mesmo é capaz de reduzir não só o envelhecimento cutâneo, mas também o câncer de pele de uma forma em geral. Neste sentido, embora o ato de evitar a exposição à luz sol seja desejável, na prática, devido ao estilo de vida que levamos (por exemplo, atividades laborais e de lazer em ambientes abertos), é impossível evitar esta exposição completamente. Baseado nisso, o uso de regular de protetores solares representa uma importante estratégia de saúde pública no sentido preventivo.

Aplicação correta dos protetores solares:

1. Escolha um filtro solar que possua FPS 30 ou maior e que possua cobertura ampla (para raios UVA e UVB).

2. Aplique o filtro solar antes de se expor. Cerca de 15 minutos são necessários pra sua pele absorver o protetor solar e lhe proteger. Se você aplicar o protetor apenas quando já estiver sob o sol, você estará desprotegido e poderá sofrer queimaduras.

3. Use a quantidade suficiente. A maioria dos adultos necessita de ao menos 30ml de filtro solar para cobrir por inteiro sua área corporal exposta.

Dica: 30 ml corresponde à quantidade de filtro solar que você consegue colocar na palma da sua mão. A regra das colheres é uma dica prática para a quantidade correta a ser aplicada:

Aplicação de protetor solar
4. Aplique o filtro solar em toda sua pele desprotegida. Lembre-se do seu pescoço, orelhas, parte de cima dos pés e pernas. Em áreas de difícil acesso como suas costas, peça ajuda para a aplicação ou utilize um filtro solar em spray. Se você possuir pouco cabelo, lembre-se de aplicar nas áreas desprotegidas do couro cabeludo ou utilize um chapéu. Faça também uso associado da proteção de barreira (guarda-sol, chapéus de aba larga, roupas com proteção UV).

5. Reaplique o filtro pelo menos a cada 2 horas para permanecer protegido, ou, imediatamente após nadar ou suar excessivamente. As pessoas que sofrem queimaduras solares normalmente não utilizaram a quantidade de protetor suficiente ou não reaplicaram o produto da forma correta. Sua pele está exposta aos danos solares toda a vez que você estiver ao ar livre, mesmo se o dia estiver nublado ou mesmo no inverno.