Logo

Fibroxantoma Atípico (FXA)


O que é o Fibroxantoma Atípico (FXA)?
O fibroxantoma atípico é um tipo raro de câncer de pele que acomete principalmente a região de cabeça e pescoço de pacientes idosos, principalmente em áreas da pele expostas de maneira prolongada à luz do sol durante a vida. Os pacientes de pele clara são mais propensos ao seu desenvolvimento.

O que causa o Fibroxantoma Atípico (FXA)?
Existe uma ligação forte entre o dano solar na pele (raios ultravioletas do sol ou de câmaras de bronzeamento), especialmente na face, pescoço e orelhas. O FXA também pode surgir em áreas previamente tratadas com radioterapia.

Quais são os sintomas do Fibroxantoma Atípico (FXA)?
O FXA pode surgir inicialmente como uma pequena elevação da pele (com ou sem sangramento associado) na região de cabeça e pescoço. Pode ter a coloração rosada ou avermelhada, com formação de uma crosta ou ulceração no local. Geralmente não é doloroso.

2_doencas_01

Como o Fibroxantoma Atípico é diagnosticado?
O diagnóstico é dado através do exame de biópsia, onde remove-se um pequeno fragmento de pele sob anestesia local para realização de exame anátomo-patológico.

Como o Fibroxantoma Atípico (FXA) é tratado?
O tratamento padrão para o fibroxantoma atípico é cirúrgico. A cirurgia micrográfica de Mohs é o tratamento padrão ouro, por apresentar maiores taxas de cura. Neste método, a pele afetada é removida e examinada durante o procedimento sob microscópio para verificar se todo o tumor foi removido (saiba mais sobre cirurgia micrográfica de Mohs clicando aqui). Se algum local na margem da cirurgia ainda estiver comprometido, um novo fragmento de tecido afetado é removido, até que todo o tumor tenha sido extirpado.