Logo

Carcinoma Basocelular (CBC)


 O que é o Carcinoma Basocelular?
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele no Brasil e no mundo. Ele tem origem nas células da primeira camada da pele (células basais da epiderme). Geralmente se desenvolve em áreas da pele expostas ao sol como cabeça e pescoço, entretanto, também pode ocorrer no tronco e nas extremidades.

Este tipo de câncer de pele cresce lentamente e raramente se espalha para outras partes do corpo. Porém, pode ser localmente agressivo e deve ser tratado adequadamente para evitar invasões de estruturas locais mais profundas, como músculos, cartilagem e osso.

Quais são as causas do Carcinoma Basocelular?
Os principais fatores de risco para ter um carcinoma basocelular são pele e cabelos claros, e exposição à radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol.

O Carcinoma Basocelular pode ser agressivo?
Sim, especialmente os subtipos agressivos e também os casos de CBC que foram mal manejados (tratamentos insuficientes prévios).

Quais são os sintomas do Carcinoma Basocelular?
O Carcinoma Basocelular pode se apresentar como uma lesão do tipo mancha (não perceptível ao toque), nódulo, ou ainda, pequena ferida (úlcera) crônica com dificuldade de cicatrização. Normalmente, nos estágios iniciais, ele não produz sintomas de dor ou coceira. Pode ou não apresentar sangramento ocasional por pequenos traumas (exemplo; raspar a toalha de banho sobre a lesão).
Pode apresentar diversas cores, desde vermelho, róseo, amarronado ou mesmo ser cor-da-pele, com aparência discretamente transparente.

Como o Carcinoma Basocelular é tratado?
Os principais fatores que determinam o melhor tratamento são o local acometido, o subtipo do carcinoma basocelular (informação obtida pelo exame de biópsia) e tamanho da lesão.
De uma maneira geral os métodos cirúrgicos são os mais indicados para a maioria dos pacientes, proporcionando uma elevada taxa de cura para a maioria dos casos. Caso queira conhecer mais sobre métodos cirúrgicos.

Quais os cuidados eu preciso ter depois de tratado um Carcinoma Basocelular (CBC) ?
Evitar a exposição à radiação ultravioleta (luz solar) ajudará a reduzir seu risco de carcinoma basocelular e também outras formas de câncer de pele. Saiba mais sobre a proteção solar.

O seguimento clínico de rotina com o médico especialista é essencial, pois quem já possui histórico de câncer de pele apresenta maior risco de desenvolvimento de outros em áreas diferentes. O exame de rotina especializado possibilita o diagnóstico extremamente precoce do carcinoma basocelular, tornando o tratamento mais adequado.